Trabalho em Equipe

02-05-2012 19:42

 

 

TRABALHO EM EQUIPE


O que é uma Equipe?

Uma equipe forma-se quando dois ou mais indivíduos interdependentes e em interacção se juntam visando a obtenção de um determinado objectivo.

A Equipe representa o Todo, o total dos membros

Para se chegar ao objectivo da Equipe como um todo, há necessidade de se enxergar suas partes, ou seja, cada membro e o seu papel.

10 Dicas para trabalhar em Equipe

1- Seja Paciente – não é fácil conciliar opiniões diversas. Exponha seus pontos de vista e ouça a opinião dos outros mesmo não estando de acordo.

2- Saiba reconhecer quando a Ideia do outro é melhor que a sua, afinal, mais importante que nosso orgulho é o objectivo que o grupo pretende alcançar.

3- Não critique os colegas, não deixe que os conflitos entre vocês interfira no trabalho em equipe. Critique as ideias, nunca as pessoas.

4- Saiba dividir as tarefas, compartilhe as responsabilidades as informações.

5- Trabalhe, não deixe o outro sobrecarregado, faça a sua parte.

6- Seja participativo e solidário, ajude seu colega sempre necessário, assim não se sentirá culpado quando precisar de ajuda.

7- Dialogue, sempre que estiver com um problema ou insatisfação, para que seja possível alcançar uma solução.

8- Planeje para verificar se as metas traçadas pelo grupo estão sendo atingidas.

9- Evite cair no “pensamento do grupo”, é importante ouvir ideais externas.

10- Aproveite o trabalho em Equipe, pois essa é a oportunidade de conviver com seus colegas e aprender com eles.

Qual o pensamento desta Equipe? É complicado, é difícil, essa empresa é isso, é aquilo, nada está bom... ou Vamos conseguir, difícil mas possível, vamos nos superar...

CONVITE! Convidamos todos a embarcar nessa mudança, para fazermos do nosso trabalho um meio de realização e sucesso. Podemos começar colocando em prática as 10 dicas para o Trabalho em Equipe. Sucesso a todos!!